CONTATO
 

INSTITUTO FLORESTA MÃE DA AMAZÔNIA LTDA.

CNPJ: 27765414/0001-68     

Rua Maria Rosalina Bravo, 136, Bairro Village 

Nova Friburgo/ RJ   

E-mail: infofloraisdaamazonia@gmail.com     

Tel: (22) 99958-6536

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL

Centro Medicina da Floresta

SOBRE

O Centro Medicina de Floresta – CMF é uma Organização Não Governamental - ONG, localizada na Floresta Nacional do Purus, na Amazônia Brasileira, dentro de uma comunidade espiritualista, a Vila Céu do Mapiá. ​ Sua principal identidade é o resgate dos conhecimentos tradicionais dos povos da floresta sobre o modo de evitar, tratar e curar as doenças, bem como sua preservação através do repasse para as novas gerações. Valorizando o aspecto espiritual e cultural desta sabedoria, o CMF, entretanto, não perde de vista os parâmetros científicos de pesquisa e processamento das plantas. Seu trabalho está voltado para a criação de alternativas de desenvolvimento humano nas áreas de cultura, educação, saúde, ecologia e meio ambiente, proporcionando qualificação profissional e oportunidades de mobilização social especialmente para jovens. ​

 

Dentre suas atividades destaca-se o extrativismo florestal de espécies medicinais tanto para a produção dos elixires da saúde, como para replantio de áreas degradadas. ​No sentido de ampliar sua sustentabilidade e expansão, o CMF vem se preparando, dentro das normas vigentes, para chegar a ter uma linha de produtos lançada no mercado. Neste momento se encontra em fase de realização de um inventário florestal e identificação botânica das plantas utilizadas, e da construção de um pequeno Plano de Manejo de suas espécies florestais.

 

O CMF trabalha com aproximadamente 400 espécies, entre florestais e cultivadas, e matem um horto com cerca de 250 espécies. Com isto, administra hoje cerca de 200 receitas básicas, entre misturas de chás, garrafadas, tinturas simples e compostas, pomadas, dinamizados, banhos, repelentes, unguentos e emulsões. Os preparados obtidos são distribuídos gratuitamente à população local, visando também a profilaxia das principais enfermidades da região. Visitantes oriundos do mundo inteiro também são beneficiários do CMF. A produção das essências-mãe dos Florais da Amazônia é uma responsabilidade do CMF, através de um convênio com o Instituto Floresta Mãe/representante legal deste sistema floral. Além de um amplo setor de pesquisa, o Centro também tem áreas de plantio de alimento, cozinha e refeitório comunitário, e dedica especial atenção à Segurança Alimentar.

Iniciado em 1990 por um grupo de mulheres e jovens, o CMF adquiriu personalidade jurídica em 1997 e, a partir de então, ampliou seus horizontes, passando a interagir com outros atores sociais, desenvolvendo parcerias, tanto na Amazônia como no cenário brasileiro e internacional.

PRINCÍPIOS ÉTICOS

Cultivar o amor pela floresta e pela Natureza Criadora. Estudar, respeitar e praticar suas leis.

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

ENGLISH