CAPOEIRA

A Capoeira é a mata secundária, ou seja , aquela que brotou após a derrubada da mata original. Suas sementes em geral estavam adormecidas sob a terra, como uma reserva natural da vida para responder à destruição.

A Capoeira é a mata secundária, ou seja , aquela que brotou após a derrubada da mata original. Suas sementes em geral estavam adormecidas sob a terra, como uma reserva natural da vida para responder à destruição.
Ela é a vida que ressurge perante o desafio da morte. Após colonizada por esta nova vegetação, a terra poderá novamente abrigar sementes da Mata Virgem, começando pelas espécies pioneiras e seguindo-se das demais, tornando possível regenerar pouco a pouco grande parte da floresta original.

Nela, o ser humano pode espelhar o processo de relacionamento de sua matriz original com o desafio da vida corpórea, da sua travessia sobre a Terra.

Este ciclo secundário de manifestação é decorrente da ação externa, porém totalmente espontânea e natural, pois não ocorre um cultivo. Seu ímpeto de nascer é instintivo e basta encontrar uma condição favorável, que  as novas plantas crescem e se espalham ostensivamente sobre a terra. Desenvolvem suas qualidades específicas com tenacidade, ao mesmo tempo em que reciclam as energias que ficam após a ação predatória.

Inayinthi Ion

Ashra

Flores da classificação:

Ashra, Barba de Bode, Cogo Rei, Inayinthi-Ion, Jurubeba, Lacre, Malvina, Maracujá Silvestre, Xangozinho da Mata.

Nesta categoria se encaixam, desde plantas rasteiras até árvores de médio porte que se desenvolvem e frequentemente desaparecem por longos períodos, naturalmente, para dar lugar a outras espécies. Algumas podem ser encontradas em todas as regiões do Brasil e adaptam-se a qualquer clima, não sendo portanto caracterizadas propriamente como amazônicas. Entretanto qualquer planta absorve as qualidades do ambiente em que se desenvolve, e as qualidades da floresta são impressas sobre toda planta que venha a se desenvolver neste ambiente.

Assim como as flores da Mata Virgem trabalham no inconsciente, na restauração dos ciclos primários e originais da existência, em níveis bem profundos do ser humano, as flores da Capoeira vão trabalhar em níveis mais próximos da consciência que foram danificados pela vivência de experiências desarmônicas. Estão ligadas às experiências do ser humano em seu corpo físico, desdobrando sua consciência em seu aspecto vital, emocional e mental.

Referem-se a danos causados por interferências vindas do mundo externo. As essências florais da Capoeira vão trabalhar os efeitos atraídos pelas emissões inferiores da consciência. Ou seja, alterações do plano original de cada ser, que pelo livre-arbítrio, o desviam de seu equilíbrio natural. A interação que ocorre a partir do campo de consciência das flores transforma a experiência desarmônica em conhecimento interno, resgatando a ordem primitiva, que se torna ainda mais consciente e evoluída. Este é o mesmo processo pelo qual a Capoeira, com o passar dos anos, volta a ser uma floresta, nunca igual à mata virgem, porém com grande parte de sua composição original, transformada e enriquecida.

Capoeira de 2 a 3 anos

Capoeira de 6 a 8 anos

Capoeira de 6 a 8 anos